Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Estudante usa diarreia para protestar contra o ENEM

A capital do Espírito Santo foi palco de um protesto inusitado contra o sistema de educação no Brasil. A estudante Bárbara Letícia Gonçalves Pereira, 23 anos, prejudicou 29 estudantes que tentavam participar do segundo dia de provas do ENEM 2013 no Instituto Federal de Educação de Vitória. Ela provocou uma diarreia intencionalmente e evacuou na roupa em plena sala de aula.

Bárbara Letícia, que é alérgica a frutos do mar optou por almoçar uma moqueca de sururu as 11h. A prova foi iniciada as 13h e os desconfortos intestinais começaram por volta de 14h. Segundo a estudante as 14h53min ela começou a defecar sentada na cadeira. O odor de fezes passou a impregnar o ambiente de forma insuportável.

A equipe de limpeza foi chamada ao local e limpou a sala, mas a calça da estudante estava impregnada pelos fragmentos de massa fecal. Embora os demais estudantes e os fiscais pedissem para que Bárbara Letícia, se retirasse da sala ela se negou e revelou que tal ato era intencional e que fazia parte de um protesto contra o sistema educacional brasileiro.

Os estudantes tiveram forte dificuldade para realizar a prova e, sobretudo fazer a redação. A estudante Natália Bezerra foi enfática ao dizer que “foi impossível se concentrar com aquele cheiro de mer** na sala”. Para a manifestante a motivação é “acabar com esta farsa chamada ENEM. Avaliem os professores, não os alunos. Enquanto vocês nos humilham com esta prova os professores ficam de boa no final de semana”.
Fonte: Trespassosnews.com.br

Pai que carregou cruz por 100 km consegue tratamento para a filha no RS

A filha de Alex da Rosa, o pai que carregou uma cruz de Lajeado a Canoas, a pé, para chamar atenção para o problema de saúde da menina, conseguiu um lugar para fazer fisioterapia. Pamily, de nove meses, sofre de uma doença degenerativa, a mesma enfermidade que já matou uma irmã da menina, também de nove meses, há quatro anos.

A garota vai receber tratamento na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lajeado. A fisioterapia não vai resolver o problema de saúde, mas pode contribuir para o desenvolvimento da musculatura da menina, de acordo com o pai. Ele recebeu de médicos, no local onde levou a criança, a notícia de que o tratamento indicado não existe no Brasil.

O pai da menina, de 34 anos, percorreu cem quilômetros com uma cruz de madeira nas costas rumo a Porto Alegre. Ele saiu de Lajeado, na última quinta-feira, com o objetivo de chegar a Porto Alegre. Alegando não ter aguentado as dores no corpo, principalmente nos pés, parou em Canoas, no sábado, a 15 km do destino. Na tarde de hoje ele voltou à cidade da região metropolitana para buscar a cruz que deixou em um posto de combustíveis.

Pamily foi diagnosticada com atrofia muscular espinhal. Segundo Rosa, os médicos dizem não haver cura para o problema. Ele e a mulher Elisabete Maria Rodrigues, de 44 anos, vivem com um salário mínimo e o valor do Bolsa Família. Ela está desempregada e ele, pedreiro, não pode trabalhar em função de uma cirurgia na mão.
Fonte: Trespassosnews.com.br

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Último eclipse lunar do ano ocorre nesta sexta-feira

Eclipse: da esquerda para a direita, imagens mostram como deve
ser a progressão do eclipse lunar desta sexta-feira
Nesta sexta-feira, um eclipse lunar poderá ser visto no céu de quase todo o mundo. Trata-se de um eclipse penumbral, que acontece quando a Terra intercepta uma parte da luz do Sol que deveria chegar à Lua. O fenômeno, último do ano, poderá ser visto em todo Brasil, na maioria dos demais países da América, da Europa, em toda a África e em algumas regiões da Ásia. A Oceania é o único continente que não terá nem a visão parcial do eclipse.

Para que ocorra um eclipse, Terra, Lua e Sol devem estar alinhados. Dependendo da ordem, o resultado é um eclipse solar (com a Lua entre o Sol e a Terra) ou lunar (a Terra entre o Sol e a Lua). Os eclipses podem ser totais, parciais ou penumbrais. O eclipse lunar total ocorre quando o satélite penetra completamente a zona de sombra projetada pela Terra. O parcial, quando apenas parte da Lua é obscurecida. O penumbral, como o de hoje, acontece quando a Lua passa pela região de transição entre luz e sombra, com a Terra interceptando apenas uma parte dos raios solares.

"Haverá uma pequena diminuição do brilho da Lua", afirma Eduardo Cypriano, professor e pesquisador do departamento de astronomia da Universidade de São Paulo. "Pode ser difícil visualizar o eclipse sem algum instrumento." Cypriano recomenda o uso de binóculos ou de um telescópio amador. Mesmo assim, adverte, o efeito talvez seja quase imperceptível.

Segundo informações da Nasa, agência espacial americana, o eclipse começa às 18:50 e termina às 22:50, no horário de Brasília. O ponto máximo de obscurecimento será às 20:50. O próximo eclipse total da Lua está previsto para abril de 2014, e será parcialmente visível do Brasil.
Fonte: Veja.abril.com.br

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Governo do Estado publica notificação de tombamento do Centro Histórico de Santo Ângelo

Foi publicado, no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (16), a notificação de tombamento do Centro Histórico de Santo Ângelo. O tombamento abrange um quadrilátero formado pelas ruas 15 de Novembro, Sete de Setembro, Marechal Floriano e a Avenida Rio Grande do Sul, nas redondezas da Praça Pinheiro Machado.

De acordo com a arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Marília de Lavra Pinto, a medida foi tomada depois de solicitação da Oscip Defender e com participação do Ministério Público, em função do valor histórico da área onde se encontra o Sítio Arqueológico da Redução de Santo Ângelo Custódio.

Segundo Marília, foi feito todo um inventário parcial por uma equipe da Prefeitura de Santo Ângelo no governo anterior, com assessoramento do Iphae. “Nós analisamos os documentos encaminhados até nós entre 2012 e 2013, indicando os prédios históricos mais importantes. Temos conhecimento que o inventário não está completo ainda, mas efetivamos essa ação em virtude de intervenções que vêm acontecendo nesta área, como a construção de um novo prédio perto da prefeitura fora dos padrões de volumetria. Queremos com essa medida resguardar os prédios antigos e também os que utilizaram pedras da redução missioneira, e estabelecer regras às novas edificações que possam ser feitas dentro do que determina o Iphae”, explica.

Processo de Tombamento

Os proprietários de imóveis particulares localizados nessa área têm 30 dias para contestar o edital de tombamento do Centro Histórico de Santo Ângelo. A partir da contestação, uma equipe jurídica da Secretaria Estadual de Cultura vai avaliar se procede ou não a contestação. Não havendo procedência será feito o tombamento definitivo com a publicação de portaria no Diário Oficial do Estado e posterior inscrição no Livro Tombo do Instituto.

Apesar desse processo, a partir da atual publicação, qualquer intervenção que algum proprietário precise fazer no seu prédio deverá apresentar projeto para o Iphae, no sentido de obter autorização.

O que muda 

A arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Marília de Lavra Pinto, explica que a partir do tombamento será feito um estudo da área determinando os pontos com maior importância histórica, assim como o aspecto arquitetônico. “De acordo com cada peculiaridade, serão estabelecidos diferentes graus de preservação. Até mesmo os prédios modernos que necessitarem de qualquer intervenção, seja na parte arquitetônica ou no solo, o proprietário deverá apresentar projeto para avaliação do Instituto. O tombamento não vai impedir intervenções nesta área como um todo, apenas em casos especiais, quando o prédio tiver uma relevância histórica e arquitetônica. No entanto estabelece normas que devem ser seguidas por qualquer empreendimento”, explica.

Marília lembra que os proprietários deverão seguir as orientações do Iphae, levando em consideração o regramento volumétrico no que se refere às dimensões como, por exemplo, a altura dos prédios. “Há diferentes graus de proteção para as edificações individuais, conforme a sua importância para preservação, ou adequação para novas construções”, esclarece.

Incentivos

A servidora do Iphae explica ainda que, a partir do tombamento, os proprietários dos prédios, localizados no Centro Histórico, poderão obter benefícios da Lei de Incentivo à Cultura, por meio de recursos da iniciativa privada. Por se tratarem de prédios particulares, apenas em casos especiais o Estado poderá conceder incentivos, desde que o imóvel tenha uma grande relevância histórica.

“Os bens de maior relevância histórica e cultural poderão obter recursos através das leis de incentivo em caso de restauração ou obras para conservação, e também o município poderá contribuir com a isenção de IPTU ou outros incentivos fiscais”, explica ela.
Fonte: Defender.org.br

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Santo Ângelo - Encerra-se amanhã o prazo de inscrições no Colégio Tiradentes

Será encerrado amanhã, dia 17, o prazo de inscrições no Colégio Tiradentes de Santo Ângelo, administrado pela Brigada Militar.

Conforme informações do sargento Deonir José Moro, da seção administrativa do educandário, até ontem cerca de 130 candidatos haviam sido inscritos.

Após os candidatos serão submetidos ao exame intelectual marcado para o dia 10 de novembro; de saúde no dia 5 de dezembro; e físico, no dia 18 do mesmo mês. O aluno ingressa no 1º ano de Ensino Médio. 
O Colégio, que está com quatro anos de atividades na capital missioneira, possui atualmente 160 estudantes em turmas dos três anos de Ensino Médio.

Serão disponibilizadas 80 vagas para o ano letivo escolar de 2014, das quais 25% destinadas para filhos e dependentes de policiais militares. 

São 40 horas semanais de aula, diferentemente da rede estadual de ensino. São ministradas aulas extra-classe.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Os candidatos que desejarem se inscrever na escola precisam estar acompanhados por um responsável e munidos de carteira de identidade, duas fotos 3 x 4. Se faz necessário o pagmento de uma taxa de R$ 65,00.

A previsão de Moro é de que até esta quinta-feira se chegue a aproximadamente 170 inscritos.

Mesmo sem expediente ontem em função da passagem do Dia do Professor, os trabalhos foram normais no Tiradentes, revela o sargento.

Informações podem ser obtidas no site www.ctbm-sa.wix.com/ctbm-sa ou pelo e-mail ctbmsa-sadm@brigadamilitar.rs.gov.br ou ainda pelo fone (55) 3313-2508.

Para ele, o diferencial do Colégio Tiradentes está na hierarquia e disciplina, apresentação pessoal, consciência de responsabilidade, fortalecimento de valores humanos e princípios de cidadania. O educandário conta com um quadro de 22 professores.
Fonte: A Tribuna Regional

IESA - Simpósio de Direito terá início nesta quarta-feira

O jornalista, sociólogo e consultor em Direitos Humanos, Marcos Rolim, fará a abertura, nesta quarta-feira,16, de mais um Simpósio de Direito do Iesa.

Professor no Centro Universitário IPA e membro convidado da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, Rolim trará ao público um debate sobre Justiça Restaurativa, o direito para além da punição. Ele é um dos três convidados que integram a programação.

Na quinta-feira, a discussão sobre direito processual civil e econômico ficará a cargo do pós-doutor em Direito e juiz na Comarca de Tucunduva, Adalberto Hommerding. Egresso do Iesa, o convidado focará sua apresentação no Direito como refém do "predador" econômico.

Para fechar o simpósio, na sexta-feira, uma discussão sobre os caminhos da mediação no País. À frente do debate, estará Ricardo Pires Dornelles, presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS.

Para garantir participação no evento, é necessário realizar inscrição junto ao Prédio 5 do Iesa, com os acadêmicos de Direito. 

O valor do investimento é de R$ 50.
Fonte: A Tribuna Regional

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia do Professor chega a seu cinquentenário

Esta terça-feira, 15 de outubro, marca o Dia do Professor. A data foi oficializada pelo então presidente João Goulart em 1963, mas sua origem remonta ainda aos tempos de império e colonização portuguesa. Fundamentais para o desenvolvimento de qualquer sociedade, os educadores carecem, no entanto, de uma valorização adequada para desempenhar seu trabalho com qualidade. São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Salvador estão entre as principais cidades com manifestações programadas.

História

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), o Imperador do Brasil Pedro I baixou um decreto que criava o Ensino Elementar no Brasil. Por meio dele, "todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter suas escolas de primeiras letras". A medida, que estabelecia uma série de benefícios, mas que nunca foi cumprida plenamente, falava em pontos como descentralização do ensino, salário justo, matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os profissionais deveriam ser contratados.

A data passou a ser feriado nacional escolar em 15 de outubro de 1963, por meio do decreto número 52.682, que definia em seu artigo terceiro o propósito de "promover solenidades em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias".

Realidade

Falta valorização do professor e melhores salários, na opinião do professor de física Hélder Medeiros, de 52 anos (dos quais 30 foram dedicados à profissão. Para ter um bom salário, ele explicou que o profissional geralmente executa uma extensa grade de aulas e trabalha em várias escolas. “Se o professor fosse bem remunerado, não trabalharia tanto e teria mais tempo para preparar melhor a aula”, exemplificou ao portal G1.

A reciprocidade dos estudantes e o carinho que demonstram ter por ele é uma das alegrias em ser professor, segundo Medeiros. “O relacionamento com o aluno deixa a gente mais jovem. É muito bacana. Sempre gostei”, elogiou o educador que, em apenas um ano, já deu aula para cerca de 600 estudantes. “A sensação que tenho é que eles são meus filhos. O estudo é importante, então tenho que animá-los. É compensador”, garantiu.

Exemplos bem-sucedidos no mundo

CHINA
Melhor colocada em todo o mundo no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), Xangai tem liberdade para inovar e adaptar as rígidas regras do governo chinês e oferece uma educação de qualidade excepcional para os estudantes, inclusive os migrantes. A dedicação ao ensino é levada tão a sério que o Estado teve de criar leis para limitar as horas de estudo em casa. Tanto esforço tem bases históricas e culturais, principalmente na ênfase da educação como mecanismo de ascensão social ao longo da história.
FINLÂNDIA
Professor para entrar em sala tem, no mínimo, mestrado, e a autonomia é palavra de ordem. No Ensino Médio, os estudantes têm direito a escolher o que querem aprender. A carga horária não é exageradamente grande e a biblioteca é um dos passatempos preferidos. Em média, um estudante vai 12 vezes à biblioteca ao longo de um ano. A profissão é a mais desejada pelos jovens, mesmo sem oferecer os salários mais altos, e aos melhores profissionais cabe a tarefa de trabalhar nas piores escolas.
CHILE
Bons salários, premiação por desempenho, constante avaliação do ensino e participação da família influenciaram na nota final do Pisa. O sistema de ensino chileno, dividido entre escolas particulares, subvencionadas e públicas, diminuiu as diferenças entre o aprendizado dos alunos de distintas classes sociais. No Chile, o ministro da Educação é uma das autoridades de maior prestígio e costuma ser o nome forte para disputar as eleições presidenciais.
COREIA DO SUL
No início da década de 60, o país asiático estava no atual patamar de desenvolvimento do Afeganistão. Agora, aparece com uma das melhores notas no Pisa. As escolas têm rotina de oito horas, há rigorosa disciplina e o uso da tecnologia é aliada no aprendizado.
CANADÁ
Na última década, o governo vem concedendo aos estrangeiros com qualificação quase todos os direitos conquistados pelos canadenses, incluindo ensino de qualidade para seus filhos. Essa política foi adotada como forma de compensar a carência por profissionais especializados em função do envelhecimento da população e da baixa taxa de natalidade. Há monitoramento e nivelamento do desempenho das escolas, cooperação entre elas e incentivos para melhorar aquelas com baixo rendimento. Além disso, se tornar professor no Canadá pode ser extremamente difícil, e os salários são acima da média nacional.
Fonte: Ecodesenvolvimento.org
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...