Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Ao menos 65 corpos de jovens executados são encontrados na Síria

Os corpos de pelo menos 65 jovens mortos com tiros na cabeça foram encontrados nesta terça-feira na cidade síria de Aleppo, horas antes da prestação de contas do mediador internacional Lakhdar Brahimi na ONU.
Brahimi, emissário da ONU e da Liga Árabe na Síria, deverá explicar às 18h de Brasília ao Conselho de segurança os esforços feitos até agora para tentar colocar fim ao conflito que já deixou mais de 60 mil mortos em cerca de dois anos no país.
De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), que possui uma ampla rede de fontes militares e médicas, pelo menos 65 cadáveres não identificados foram encontrados em Bustane al-Kasr, bairro controlado pelos rebeldes em Aleppo, cidade do norte da Síria que vive combates constantes entre soldados do regime e insurgentes.
"Com cerca de vinte anos de idade, eles foram executados com um tiro na cabeça. Vestindo roupas civis, a maioria foi encontrada com as mãos amarradas atrás das costas", informou o Observatório. Eles foram retirados do rio Quweiq, que separa Bustane al-Kasr e Ansari, bairro também tomado por rebeldes.
Abu Saada, capitão rebelde, falou à AFP:
_ Até o momento, 68 corpos foram encontrados, inclusive de crianças, mas é provável que existam mais de 100 ainda debaixo d'água.
Um voluntário, que ajudava a posicionar os corpos em um caminhão, destacava a dificuladade de identificar os jovens mortos, uma vez que eles não portavam qualquer tipo de identificação.
No veículo, um correspondente da AFP pôde contar quinze cadáveres.
O capitão Abu Saada acusou o regime dessas execuções.
Porém, um membro dos serviços de segurança do regime afirmou à AFP que se tratavam de cidadãos de Bustane al-Kasr, que foram levados por grupos terroristas após serem acusados de favorecer o regime:
_ Eles foram executados na madrugada de terça-feira e seus corpos foram jogados no rio _ afirmou. O regime acusa os rebeldes de serem "terroristas".

Vitória rebelde

Rebeldes e regime têm o hábito de se acusarem de massacres, mas não foi possível confirmar as informações das fontes independentes.
Trata-se da última descoberta macabra na Síria, onde uma revolta popular iniciada em 15 de março de 2011 e reprimida com violência pelo regime se transformou em uma guerra civil entre tropas governamentais e desertores ajudados por civis armados e jihadistas vindos de outros países.
O último massacre descoberto foi em 15 de janeiro. O OSDH acusou o exército de ter matado 106 civis, entre mulheres e crianças, perto de Homs (centro), em plantações onde desalojados haviam se refugiado para escapar de saques. A organização afirmou que as vítimas morreram em incêndios nas suas casas ou devido a ferimentos causados por armas brancas.
Por todo o país, os combates prosseguiam entre rebeldes e soldados, ambos os lados buscando expandir suas presenças no leste e na periferia de Damasco.
Os insurgentes conseguiram uma importante vitória em Deir Ezzor, ao leste do país, tomando um posto de informações políticas e duas pontes sobre o rio Eufrates, na estrada utilizada pelo exército para abastecer a cidade de Hassaké, mais ao norte, informou a OSDH.
A ofensiva, chamada de Madrugada da Libertação, foi conduzida em conjunto pelo Exército Sírio Livre (ASL) e pelos jihadistas da Frente Al-Nusra, ainda segundo a ONG:
_ Se os rebeldes continuarem avançando, eles terão uma vitória estratégica, já que a cidade é a chave de toda a província por conter os principais campos de exploração de petróleo e gás do país _ afirmou à AFP o diretor da OSDH, Rami Abdel Rahmane.
Os rebeldes também controlam a prisão central de Idleb, no noroeste do país árabe, informou a ONG.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

UFRGS divulga listão na tarde desta sexta-feira

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgará o listão de aprovados no vestibular 2013 nesta sexta-feira, às 16h30min. A relação, com os nomes dos 5.424 candidatos selecionados, poderá ser conferida no site da UFRGS e no mural do Prédio Anexo da Reitoria, na Avenida Paulo Gama, 110, no Campus Centro, em Porto Alegre.
Os classificados para o primeiro semestre letivo também devem estar atentos ao anúncio da faixa horária dos calouros para entrega de documentos obrigatórios exigidos no edital. Estas informações poderão ser consultadas a partir das 17h de sábado, também no site da UFRGS.

Mudanças

Em 2013, em virtude da Lei das Cotas, as matrículas ocorrerão de forma diferente de anos anteriores. As alterações começam pela entrega da documentação exigida pelo edital em grupos separados de acordo com o critério de renda. Para algumas modalidades, será necessário também comprovar rendimentos. Outra mudança é que além do listão de hoje, haverá outros dois chamamentos, dias 16 e 26 de fevereiro, antes da fase presencial de matrículas nas unidades, que ocorre de 6 a 8 de março. Já a encomenda de matrícula pela internet, via portal do aluno, ocorre de 1º a 8 de março. 
Fonte: Diário Gaúcho

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Fungos geram luz ao 'comerem' floresta

Uma equipe da BBC filmou pela primeira vez a atividade de fungos luminosos, chamados por habitantes de uma região na República do Congo de "Fogo de Chimpanzé".
A bioluminescência é o processo em organismos vivos no qual a energia de uma reação química é liberada como luz.
Uma grande variedade de organismos emite luz, incluindo bactérias, fungos, insetos e crustáceos, moluscos e peixes.
Em habitats marinhos, a bioluminescência é generalizada. Mas, em terra, é limitada ao reino dos fungos e invertebrados, como vaga-lumes.
Fonte: BBC Brasil

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Taiwan confisca mais de 400 pênis de cachorros em matadouro

Agentes do centro de controle de zoonoses de Taiwan informaram nesta quarta-feira ter confiscado mais de 400 pênis, testículos e vários órgãos internos de cachorros em uma batida num matadouro ilegal em Yunlin. Além disso, foram descobertos 12 corpos de animais.
Apesar de os agentes não informarem os motivos do dono do matadouro ter armazenado essas partes dos cachorros abatidos, a imprensa local sugeriu que provavelmente elas seriam usadas na preparação de um vinho de ervas que, segundo a crença popular, é usado para aumentar a libido masculina. Os agentes também descobriram várias coleiras abandonadas no local, o que evidencia que os animais chacinados eram bichos de estimação vendidos ou roubados.
O dono do estabelecimento ilegal também é suspeito de vender carne de cachorro para restaurantes e já é fichado por matar animais. Ele pode ser condenado a uma pena de um ano de prisão e a uma multa de 34,5 mil dólares se for condenado por violência contra animais.
A carne de cachorro já esteve nos cardápios dos restaurantes de Taiwan no passado, mas agora é proibido comer cães ou gatos e quem infringir a lei deve pagar pesadas multas.
Fonte: Correio do Povo

ProUni abre inscrições nesta quinta-feira e oferece mais de 144 mil vagas

O Programa Universidade para Todos (ProUni) vai oferecer 144.639 vagas na primeira edição deste ano, das quais 99.223 são bolsas de estudo integrais e 45.416 parciais (50% da mensalidade). As inscrições para o programa começam nesta quinta-feira e vão até a próxima segunda-feira e serão feitas exclusivamente na internet.
Os candidatos já podem consultar as vagas disponíveis pela internet no site do ProUni. É possível fazer a consulta por curso, instituição e cidade. O ProUni oferece a estudantes de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior.
A primeira divulgação dos resultados será no dia 24 e a segunda, no dia 8 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá aderir a uma lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro.
Concorrer à bolsa do ProUni pode ser uma alternativa para quem não conseguiu uma vaga no Sisu, sistema que oferta vagas em instituições públicas de educação superior. No entanto, caso o candidato seja selecionado nos dois programas, deverá optar pela bolsa do ProUni ou pela vaga do Sisu. Isso porque é vedado usar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.
Para participar, é preciso ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e atingido pelo menos 450 pontos, além de não ter zerado a nota da Redação. Até o ano passado, a exigência mínima era alcançar 400 pontos.
Para concorrer à bolsa integral, é preciso comprovar renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
O estudante deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2012 para se candidatar a uma vaga no ProUni. Ele escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.
Após a divulgação dos resultados, os candidatos pré-selecionados terão um prazo para comparecer à instituição de ensino com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.
O estudante que conseguir apenas uma bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra parte por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sem necessidade de apresentar fiador. Para isso, é necessário que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc). 

Dois morrem em queda de helicóptero no centro de Londres

Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 8h (6h de Brasília) no bairro de Vauxhall, em meio a um nevoeiro.
Destroços em chamas podiam ser vistos na rua próxima ao local. Cerca de 60 bombeiros foram enviados à região.
As equipes de resgate também tentavam estabilizar o guindaste, que tombou para cima do edifício após o choque com o helicóptero.
O ex-produtor da BBC Paul Ferguson, que presenciou o acidente, disse que o helicóptero caiu rapidamente ao chão e que o prédio ao lado do guindaste ficou envolto em uma fumaça escura.
Segundo outras testemunhas, o helicóptero teria caído sobre dois carros estacionados na rua.

 
Fonte: BBC Brasil

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Exclusive: Brazil wants Venezuela election if Chavez dies - sources

Brazilian officials have expressed their wishes directly to Venezuelan Vice President Nicolas Maduro, the officials said on condition of anonymity. Chavez has designated Maduro as his preferred successor if he loses his battle with cancer.
"We are explicitly saying that if Chavez dies, we would like to see elections as soon as possible," one official said. "We think that's the best way to ensure a peaceful democratic transition, which is Brazil's main desire."
Chavez is in Cuba receiving cancer treatment and he has not been seen in public for a month, prompting speculation that he is near death.
Venezuela's constitution says a new election must be held within 30 days if the president dies. Before leaving for Cuba, Chavez urged Venezuelans to back Maduro should the cancer leave him incapacitated, and Chavez's backers and the opposition appear to be preparing behind the scenes for a possible new vote.
Yet some foreign officials in the region, and some activists in more radical Venezuelan opposition circles, have privately expressed fears that the government could bend the rules if it wants, especially if polls show Maduro might lose.
The Supreme Court's controversial decision to postpone Chavez's inauguration last week reinforced concerns that loopholes could be used to keep the current government in power.
Venezuela's government said Sunday that Chavez's health has improved somewhat, though his lung infection still requires special care.
Brazil's stance on Venezuela is critical because it is by far Latin America's biggest country and it enjoys growing economic and diplomatic clout in the region.
Its president, Dilma Rousseff, is a moderate leftist whose party has strongly supported Chavez over the past decade. Yet she is also perceived as neutral and democratic enough to be a credible broker in helping Venezuela chart a path forward if a political crisis erupts.
The Brazilians have also communicated their desire for quick elections via "emissaries" to main opposition leader Henrique Capriles. By clearly supporting a democratic solution now, they hope to dissuade Capriles and others from inciting civil unrest in the event Chavez dies, the officials said.
"We're working very hard to ensure there's peace," the first official said.
Capriles, whom most assume would run against Maduro in an election, has so far taken a relatively subdued tone despite the political uncertainty. He said last week that Chavez's supporters would "win" politically if there was a violent confrontation.


BRASILIA WANTS TO TAKE THE LEAD


Brazil is keeping the United States apprised of its efforts, and is hoping to convince Washington to allow it to take the lead in managing a potential leadership transition in Venezuela. Chavez is one of the world's most vocal anti-U.S. leaders, and the Brazilian officials said they fear that any direct U.S. intervention in Venezuelan affairs could backfire.
Venezuela's opposition is demanding that Chavez step aside and name a caretaker president while he recovers - but those complaints have so far been ignored by governments around the region, including the Rousseff administration.
Brazil's push for quick elections in a post-Chavez Venezuela marks another important step in its emergence as a diplomatic heavyweight and champion of democracy in Latin America. Rousseff led a strong regional backlash last year when Paraguay's Congress impeached and removed then-President Fernando Lugo.
Under Rousseff's predecessor and mentor, Luiz Inacio Lula da Silva, Brazil also took a proactive role in trying to resolve a political crisis in Honduras following the ouster of former President Manuel Zelaya in 2009.
Previously, Brazil had been more shy about taking the lead in regional crises, preferring to emphasize the right of countries to determine their own fates - long the bedrock principle of Brazilian diplomacy.
Lula, who remains an influential power broker in the region, will travel later this month to Cuba, where some speculate he could meet with Chavez, his longtime friend.
Fonte: Reuters

domingo, 13 de janeiro de 2013

UFRGS divulga gabarito do 1º dia de vestibular

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou, nesta tarde, o gabarito das provas do primeiro dia do processo seletivo da instituição para 2013. Na manhã deste domingo, foram realizados os testes de Física, Literatura e Língua Estrangeira.
A maratona de provas segue até quarta-feira. Na segunda-feira, ocorrem as de Língua Portuguesa e Redação; na terça-feira, as de Biologia, Química e Geografia e no último dia, as de História e Matemática. Os gabaritos estão previstos para serem divulgados no mesmo dia às 17h. O listão será divulgado até o dia 24 de janeiro.
Confira os gabaritos:
FÍSICA 
01- A 
02- E 
03- B 
04- A 
05- C 
06- C 
07- B 
08- D 
09- C 
10- D 
11- A 
12- C 
13- D 
14- E 
15- D 
16- C 
17- E 
18- A 
19- A 
20- E 
21- B 
22- D 
23- D 
24- E 
25- B 

LITERATURA 
26- B 
27- C 
28- D 
29- B 
30- A 
31- B 
32- A 
33- C 
34- E 
35- D 
36- E 
37- E 
38- C 
39- D 
40- A 
41- C 
42- E 
43- B 
44- A 
45- C 
46- C 
47- A 
48- B 
49- D 
50- D 

INGLÊS 
51- E 
52- D 
53- B 
54- D 
55- D 
56- C 
57- D 
58- B 
59- B 
60- D 
61- D 
62- E 
63- C 
64- B 
65- A 
66- A 
67- A 
68- E 
69- D 
70- C 
71- C 
72- E 
73- A 
74- C 
75- A 

ESPANHOL 
51- B 
52- E 
53- D 
54- A 
55- A 
56- E 
57- B 
58- C 
59- D 
60- C 
61- A 
62- E 
63- D 
64- B 
65- D 
66- B 
67- D 
68- A 
69- E 
70- B 
71- C 
72- A 
73- E 
74- A 
75- C 

ITALIANO 
51- A 
52- E 
53- C 
54- E 
55- E 
56- A 
57- D 
58- D 
59- C 
60- B 
61- B 
62- B 
63- A 
64- C 
65- C 
66- E 
67- D 
68- A 
69- D 
70- C 
71- A 
72- D 
73- D 
74- B 
75- C 

FRANCÊS 
51- B 
52- D 
53- C 
54- E 
55- D 
56- C 
57- D 
58- C 
59- A 
60- C 
61- C 
62- E 
63- A 
64- A 
65- B 
66- A 
67- E 
68- A 
69- A 
70- B 
71- D 
72- E 
73- B 
74- E 
75- E 

ALEMÃO 
51- C 
52- D 
53- B 
54- C 
55- B 
56- B 
57- E 
58- E 
59- D 
60- D 
61- C 
62- E 
63- D 
64- E 
65- B 
66- A 
67- E 
68- A 
69- C 
70- B 
71- A 
72- A 
73- A 
74- B 
75- D

Scientists Find Milky Way’s Spine

Scientists have announced the discovery of a spine-like structure within the Milky Way that might help explain the dynamics of galactic formation. The Milky Way is the spiral galaxy we live in and is one of billions of such vast pinwheel-like formations scattered throughout the universe, each containing hundreds of billions of stars. 
Harvard University astronomy professor Alyssa Goodman is an expert on star formation. Not long ago, she and her colleagues at the Harvard Smithsonian Center for Astrophysics were reviewing data of a dense cosmic cloud nicknamed Nessie by the scientist who first described it. Goodman’s team saw a new feature, a long tendril of dust and gas, eight times longer, about 1,000 light years longer, than it was thought to be before.
Since we live inside the Milky Way, it can be difficult for us to determine its exact structure. Goodman says this is the first time that scientists have seen such a delicate piece of the galactic skeleton. “What we’ve added to this is the idea that there might be these very sharp, dense features that we can pick out of the data and that that will just add another tool to the arsenal of trying to figure out the structure of the galaxy we live in.”
Computer simulations of galaxy formation show webs of filaments within spiral disks. It is very likely that the newly discovered Milky Way feature is one of these skeletal filaments. “If we combine this information in a statistical way, we can probably build a pretty good 3-dimentional model of the galaxy,” Goodman says. The new filament is likely made from high density gas, the type that forms stars.
The discovery is an interesting demonstration of what’s called open science. Goodman and nine collaborators are writing the paper on the find, which the public can review as it evolves online at authorea.com. “That means that as we work on the paper, which is about 90 percent done at this point, the whole world can see it. They can watch us work on it.”
Goodman presented her work at the American Astronomical Society meeting in Long Beach, California.
Fonte: Voanews.com

Internet Activist Aaron Swartz Dies at 26

Twenty-six-year-old computer prodigy and Internet activist Aaron Swartz has been found dead in his apartment in New York.
The New York medical examiner said Friday Swartz apparently hanged himself. He had publicly discussed on his blog his struggle with depression.
Swartz was set to go on trial later this year on federal charges that he stole millions of scholarly articles from JSTOR, an online archive and journal distribution service, in an attempt to make the articles freely available to the public. He faced decades in prison and $1 million in fines, if convicted.
JSTOR did not press charges against Swartz, once it reclaimed the articles from him.
However, media reports say U.S. Attorney Carmen Ortiz would not drop the case.
She is reported to have said "stealing is stealing, whether you use a computer command or a crowbar, and whether you take documents, data or dollars."
Swartz's family said in a statement that his death "is not simply a personal tragedy. It is the product of a criminal justice system rife with intimidation and prosecutorial overreach."
As a young teenager, Swartz helped create RSS, a family of Web feed formats used to gather updates from blogs, news headlines, audio and video for users. 
He co-founded the social news website Reddit, which was later sold to Conde Nast. 
He was also the co-founder of the political action group Demand Progress, which campaigns against Internet censorship.
Fonte: Voanews.com

sábado, 12 de janeiro de 2013

Sem-terra, do nada virou índio e passou a ser cacique

A Justiça Federal de Ilhéus mandou reintegrar quatro propriedades que haviam sido invadidas por supostos índios. A primeira delas, invadida pela 3ª vez em julho deste ano, foi encontrada com a sede destruída. Tudo roubado. 
Num gesto insensato, um coordenador da Funai sugeriu ao proprietário que se cadastrasse como índio, a exemplo da sua vizinha Isabel que se cadastrou. Assim se pode aumentar a área indígena sem conflitos... 
Os agentes cumpriram mais dois mandados. Ao Chegar noutra fazenda (Grupo Chaves), os “índios” invasores correram. Entre os evadidos, foi reconhecido o “Cacique” Cleildo, um ex-sem terra, assentado do INCRA, que do nada virou índio e passou a ser cacique, infernizando aquela região.
Fonte: Agroclima

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

No ritmo atual, SP levaria 172 anos para ter metrô como o de Londres

O metrô de São Paulo, o mais antigo do Brasil, precisaria de mais 172 anos, seguindo a média de expansão anual desde sua inauguração, para chegar à extensão atual do metrô de Londres, o mais antigo do mundo, que completou 150 anos nesta semana.
O cálculo foi feito pela BBC Brasil com base nos dados de extensão atual dos sistemas e dos anos de existência de cada um. O sistema da capital paulista, inaugurado em 1974, tem hoje 74,3 quilômetros de extensão - numa média de expansão de 1,91 quilômetro por ano. O metrô de Londres, em operação desde janeiro de 1863, tem uma expansão média de 2,68 quilômetros por ano.
Se esse ritmo de expansão do metrô paulistano fosse mantido ao longo de 150 anos a partir de sua inauguração, a rede chegaria a uma extensão total de 286 quilômetros, ou 71% da extensão atingida pelo metrô londrino no mesmo período de tempo.
A maioria dos outros sistemas de metrô brasileiros tem um quadro ainda pior do que o de São Paulo.
O único sistema com ritmo médio de expansão mais acelerado do que o de Londres é o de Brasília, inaugurado em 2001 e que conta atualmente com 42,4 quilômetros de extensão. Nesse período, o metrô se expandiu a um ritmo de 3,53 quilômetros por ano e precisaria de apenas mais 102 anos para chegar aos 402 quilômetros atuais do metrô de Londres.
Segundo os cálculos feitos pela BBC Brasil, o metrô do Rio de Janeiro precisaria de mais 300 anos para chegar à extensão atual do metrô de Londres, o de Recife precisaria de 257 anos, o de Porto Alegre, 305 anos, o de Belo Horizonte, 358 anos, e o de Teresina, 641 anos.

Questões técnicas

A comparação não levou em consideração o tempo de construção dos sistemas antes da inauguração - o de Brasília, por exemplo, ficou em obras por nove anos antes da abertura ao público e teve sua inauguração prevista adiada várias vezes.
Também não foram consideradas outras questões técnicas como a dificuldade de construção em cada terreno, exigências legais e ambientais de cada local que podem atrasar ou acelerar as obras e as realidades de cada cidade em relação a população, área e necessidades de transporte.
Os dados comparados pela BBC Brasil indicam ainda uma diferença no ritmo de expansão se for considerado o número de estações abertas desde a inauguração da rede. O metrô de Londres tem um total de 270 estações - uma média de 1,8 estação aberta por ano de existência.
O metrô de São Paulo, com 64 estações, teve 1,64 estação aberta a cada ano - o segundo maior ritmo de abertura de estações entre os metrôs brasileiros, atrás somente do de Brasília, com duas estações aberta por ano de existência.
O metrô do Rio de Janeiro abriu em média 1,03 estação por ano, o de Recife abriu 1 estação por ano, o de Porto Alegre 0,71 estação por ano, o de Belo Horizonte abriu 0,70 estação por ano e o de Teresina, que tem apenas nove estações, abriu 0,38 estação a cada ano de existência.

Comparação global

O mau desempenho do desenvolvimento dos sistemas de metrô brasileiros fica ainda mais evidente quando eles são comparados em uma lista de todas as redes de metrô em funcionamento no mundo. Para a comparação, foram descartados os sistemas inaugurados há menos de dez anos, para reduzir os riscos de desvios estatísticos.
A lista compilada pela BBC Brasil indica que o metrô de Xangai, na China, inaugurado em 1995, é o que tem o maior ritmo de expansão média do mundo, com 24,3 quilômetros e 16,2 estações inaugurados a cada ano.
O sistema de Xangai, com 437 quilômetros de extensão, já ultrapassou a extensão do metrô de Londres e levou apenas 16,6 anos desde sua abertura para atingir o tamanho da rede da capital britânica.
Inaugurado em 2002, o metrô da capital da Índia, Nova Déli, tem a segunda maior média de expansão mundial, com uma média de 17,6 quilômetros abertos por ano. Em menos de 11 anos, o metrô de Nova Déli já tem mais que o dobro da extensão do metrô de São Paulo, com 193 quilômetros de linhas no total.
O metrô de Seul, na Coreia do Sul, foi inaugurado no mesmo ano que o de São Paulo - 1974 -, mas sua expansão média em seus quase 39 anos de existência é a terceira maior do mundo, com 14,33 quilômetros abertos a cada ano. Com isso, a cidade tem hoje a maior rede do mundo, com 558,9 quilômetros de extensão.
Em seu ritmo médio de expansão desde a inauguração, o metrô de São Paulo ainda precisaria de mais 254 anos para chegar à extensão atingida pelo metrô de Seul em menos de quatro décadas. Mesmo a rede de Brasília, que tem a maior média de expansão entre os sistemas brasileiros, precisaria ainda de mais 146 anos para se igualar à rede atual da capital sul-coreana.
Entre os sistemas de metrô em países latino-americanos, o da Cidade do México, inaugurado em 1969, é o de maior extensão, com 226 quilômetros de linhas no total e o décimo maior ritmo de expansão do mundo, com 5,14 quilômetros a mais em média por ano.
Mas a comparação indica ainda que a expansão das redes de metrô é irregular. O sistema mais antigo da América Latina, em Buenos Aires, que completa neste ano seu centenário, tem hoje apenas 48,5 quilômetros de extensão, com um ritmo de expansão médio de 0,68 quilômetro por ano.
Fonte: BBC Brasil

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Animal estranho assusta agricultores de Frederico Westphalen

A suspeita de que um animal selvagem esteja rondando propriedades agrícolas em Frederico Westphalen, gerou medo na população. Há meses, moradores da localidade São Brás relatam a presença de um animal de porte grande, e ataques a cães.
O agricultor Tarcísio Zanchin tentava há meses elucidar o mistério de dois cães de sua propriedade que foram atacados e mortos no meio de uma lavoura. - Eles tinham cortes profundos próximo ao pescoço, nunca tinha visto algo assim, conta.
Foi no mesmo local que o tio de Zanchin viu na semana passada, um animal estranho e ligou os fatos. Preto, do tamanho de uma ovelha, com orelhas curtas e sem pescoço. Assim, o agricultor descreveu o bicho que rondava a lavoura de milho. A partir daí, rugidos estranhos começaram a ser ouvidos na propriedades próximas. 
- A gente estava pescando no açude e ouviu o grito, parecia que estavam matando um animal, e saímos correndo, conta Zanchin.
Com medo de circular pelas propriedades, moradores procuraram o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que acabou comunicando o Batalhão Ambiental da cidade. Ninguém conseguiu registrar em fotografias, as pegadas ou o próprio animal. 
Moradores suspeitavam que pudesse tratar-se de uma onça parda, mas o especialista em animais silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Paulo Wagner considera que pelas características do bicho, os agricultores possam ter visto um javali, espécie de porco selvagem. 
Ele diz que embora tenhamos vários registros de onças pardas nestas regiões de mata, a onça não ruge, mas mia, e dificilmente seria vista em uma plantação. Ao contrário do javali, que emite barulhos muito altos semelhantes a rugidos, vive próximo a banhados e açudes e destrói plantações de milho e batatas. Relatos de ataques de javalis a cães também são frequentes.
- Este animal está disseminado pelo Estado e embora não costume atacar pessoas, se for caçado ele pode confrontar e ferir seriamente, ao contrário da onça, que foge quando perseguida_ conta Wagner.
Conforme o especialista, os moradores devem comunicar o fato à Secretaria Estadual de Agricultura, e solicitar o abate do animal.
Fonte: Zero Hora

Hacker divulga dados pessoais de Lula no Twitter

O mesmo hacker que jogou os dados pessoais de três políticos condenados no processo do mensalão na internet publicou nesta quinta-feira, no Twitterm os telefones, endereços e CPF do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Instituto Lula não confirma os telefones e informou que outras informações divulgadas do ex-presidente são públicas.
O hacker, identificado por @nbdu1nder na rede social, publicou na terça informações sigilosas do ex-ministro José Dirceu, do ex-presidente do PT, José Genoino, e do ex-tesoureiro do PT, Delubio Soares, todos condenados no mensalão. Nessa quarta, ele também publicou dados de outros nomes envolvidos no escândalo: telefones, e-mails e endereços do publicitário Marcos Valério e do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, foram tornados públicos.
O hacker já tinha dito que faria novas publicações."Faltavam os chefões. Estava na hora deles", disse ao Grupo Estado, revelando ter obtido as informações do Serasa. Também foram divulgadas informações do senador Aécio Neves (PSDB), do deputado federal Paulo Maluf (PP), do senador Renan Calheiros (PMDB) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.
A divulgação, de acordo com o hacker, foi uma forma de protesto e uma iniciativa declarada para expor os políticos brasileiros cujos nomes estejam envolvidos em atos de corrupção.O especialista em crimes digitais, Renato Opice Blum, afirmou que a publicação de dados na internet configura crime se ela for feita sem consentimento do proprietário. 
Fonte: Correio do Povo

"Julgo o processo, não sou político", diz juiz que suspendeu divulgação do Sisu

Pouco depois de conceder a um segundo estudante uma liminar que impede a divulgação dos resultados do Sisu até que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) julgue seu recurso de vistas e correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o juiz Gustavo Chies Cignachi, da Vara Federal de Bagé, na região da Campanha, explicou a Zero Hora os motivos que o levaram a tomar esta decisão.

Zero Hora: O senhor concedeu mais uma liminar a outro estudante de Bagé?
Gustavo Chies Cignachi: Sim. Eram argumentos idênticos ao da primeira determinação.

Zero Hora: Por que o senhor tomou essa decisão?
Gustavo Chies Cignachi: Vou falar sobre a primeira suspensão. Analisei o caso da estudante e, como está na decisão, que ela não teve oportunidade de recurso. Como entendi que ela tinha esse direito e como consta que eu não poderia dar o direito sem suspender a divulgação sob pena de causar uma confusão. O outro caso é idêntico. Ambos foram impostos pela Defensoria Pública da União aqui de Bagé. Isso é um ponto importante a destacar: quem patrocinou foi a Defensoria Pública da União, um órgão que tem atuado bastante para defender pessoas de poucos recursos. Os argumentos são bons, as petições são boas, tanto que conseguiu obter a liminar. Acho que isso tem sido pouco divulgado.

Zero Hora: Há mais algum caso aguardando decisão?
Gustavo Chies Cignachi: Não veio nada concluso para o meu gabinete.

Zero Hora: Isso não pode gerar um efeito cascata no país e atrasar o início do próximo ano letivo?
Gustavo Chies Cignachi: Acho que pode vir a acontecer. Eu analisei aquele processo, o direito daquela pessoa. E entendei que deveria ser resguardar aquele direito fundamental dela, aquela garantia. Eu julgo processo, não sou político.
Fonte: Zero Hora

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Após parada cardíaca, Dominguinhos segue na UTI

O cantor José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, internado desde o dia 17 de dezembro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Joana, de Recife, segue respirando com a ajuda de aparelhos e não consegue estabelecer contato visual com a equipe médica. O artista sofreu uma parada cardíaca na segunda-feira.
Segundo boletim médico divulgado nesta quarta, a parada foi tratada rapidamente e, com auxílio de medicamentos, a pressão arterial do cantor foi normalizada. O cantor continua sendo monitorado com um marca-passo e está sendo submetido a sessões diárias de hemodiálise. Inicialmente, o artista havia sido internado com um quadro de infecção respiratória e arritmia cardíaca. 
Fonte: Correio do Povo

Acidente com embarcação deixa dezenas de feridos em Nova Iorque

Várias pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um ferry boat nesta quarta-feira no sul de Manhattan, em Nova Iorque, indicou um porta-voz da Guarda Costeira. "Há vários feridos. Não sabemos o motivo do acidente", afirmou Charles Rowe ao canal local NY1. Segundo a rede de televisão CNN, cerca de 50 pessoas sofreram ferimentos.
O acidente aconteceu no cais 11, no East River, não muito distante de Wall Street. Segundo imagens da televisão, pessoas eram retiradas em macas da embarcação. Não se sabe ao certo o número de feridos.

Freed Iranians arrive in Damascus after prisoner swap

The Syrian government has not referred to the prisoner swap and the whereabouts of the civilian prisoners was not immediately known.
Opposition groups accuse it of detaining tens of thousands of political prisoners during his 12 years in office and say those numbers have spiked sharply during the 21-month-old civil war.
The Syrian rebel al-Baraa brigade seized the Iranians in early August and initially threatened to kill them, saying they were members of Iran's elite Islamic Revolutionary Guard Corps sent to fight for President Bashar al-Assad.
The Islamic Republic, one of his staunchest allies, denied this, saying they were Shi'ite Muslim pilgrims visiting shrines, and it asked Turkey and Qatar to use their connections with Syrian insurgents to help secure their release.
The freed Iranians arrived at a Damascus hotel in six small buses, looking tired but in good health, each carrying a white flower, and they were welcomed by Iranian Ambassador Mohammad Reza Sheibani. They did not speak to reporters.
Bulent Yildirim, head of the Turkish humanitarian aid agency IHH which helped broker the deal, told Reuters by telephone from Damascus shortly beforehand that the reciprocal release of 2,130 civilian prisoners - most of them Syrian but also including Turks and other foreign citizens - had begun.
Syrian government forces have struck local deals with rebel groups to trade prisoners but the release announced on Wednesday was the first time non-Syrians were freed in an exchange.
The Damascus government has periodically freed hundreds of prisoners during the conflict but always stressed such detainees "do not have blood on their hands."
Given the number of political prisoners held during the course of Assad's rule, missing persons became a key issue when street protests against him first erupted in March 2011.
Turkey is one of Assad's fiercest critics, a strong backer of his opponents and proponent of international intervention. It has denounced Iran's stance during the Syrian uprising, which has killed around 60,000 people according to a U.N. estimate.
Turkey, Gulf Arab states, the United States and European allies support the mainly Sunni Muslim Syrian rebels, while Shi'ite Iran supports Assad, whose Alawite minority is an offshoot of Shi'ite Islam.
A pro-government newspaper said on December 31 that Syrian forces arrested four Turkish fighter pilots who were trying to sneak into a military airport with an armed group in the northern province of Aleppo.
The Damascus-based al-Watan newspaper said the arrests at the Koers military base, 24 km (15 miles) east of Aleppo city, proved "scandalous Turkish involvement" in Syria's crisis.
TURKEY, QATAR INTERVENE
The al-Baraa brigade, part of the umbrella rebel organization, the Free Syrian Army, said in October it would start killing the Iranians unless Assad freed Syrian opposition detainees and stopped shelling civilian areas.
But Qatar, following a request from Iran, urged the rebels not to carry out the threat.
Insurgents fighting to topple Assad accuse Iran of sending fighters from the Revolutionary Guards to help his forces crush the revolt, a charge the Islamic Republic denies.
The rebels now control wide areas of northern and eastern Syria, most of its border crossings with Turkey and a crescent of suburbs around the capital Damascus.
But Assad's government is still firmly entrenched in the capital and controls most of the densely populated southwest, the Mediterranean coast and the main north-south highway.
The IHH has been involved in previous negotiations in recent months to release prisoners, including two Turkish journalists and Syrian citizens, held in Syria.
The humanitarian group came to prominence in May 2010 when Israeli marines stormed its Mavi Marmara aid ship to enforce a naval blockade of the Palestinian-run Gaza Strip and killed nine Turks in clashes with activists on board.
Fonte: Reuters

Índios mantêm bloqueio a canteiro de obras de Belo Monte pelo terceiro dia

Sem alcançar um acordo satisfatório com a empresa Norte Energia, índios jurunas continuam bloqueando a estrada que dá acesso a um dos três canteiros de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, megaempreendimento no Rio Xingu, próximo a Altamira (PA).
O protesto entrou hoje (9) em seu terceiro dia. Representantes da Norte Energia e dos jurunas voltarão a se reunir esta tarde para negociar o fim do bloqueio. A primeira reunião ocorreu ontem (8), mas, ao fim de três horas, terminou sem nenhum avanço.
Segundo a assessoria do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), responsável pela obra, apenas caminhões transportando combustível e alimentos para os trabalhadores alojados no próprio canteiro de obras e o pessoal de limpeza e segurança estão sendo autorizados pelos índios a entrar em Sítio Pimental, canteiro a cerca de 69 quilômetros de Altamira e onde trabalham aproximadamente 4 mil funcionários diretos e terceirizados.
Ainda de acordo com a assessoria, nenhum ato de violência física ou dano ao empreendimento foi registrado desde o início do bloqueio, na madrugada de segunda-feira (7). A assessoria diz não ser possível mensurar o tamanho do prejuízo causado pela paralisação, mas adianta que, ante os prazos de conclusão dos trabalhos, os três dias não causam um grande impacto. A previsão é que a usina comece a operar em 2015.
Embora tenha provocado a interrupção total dos serviços em Sítio Pimental, o bloqueio não afetou o acesso aos outros dois canteiros de obras: Canais e Diques, que fica na mesma estrada vicinal, a chamada Travessão 27, mas antes de Sítio Pimenta; e Sítio Belo Monte, a cerca de 30 quilômetros do local do bloqueio.
Procurada, a Norte Energia informou, em nota, que os índios se queixam de que as obras deixaram as águas do Rio Xingu turvas, impedindo-os de pescar. Ainda segundo a empresa, os índios exigiram, inicialmente, R$ 300 mil a título de compensação ambiental e mais a construção de poços artesianos nas aldeias para liberar a pista.
A Agência Brasil tentou entrar em contato com lideranças indígenas ou representantes de organizações sociais que atuam na região para confirmar as reivindicações dos jurunas, mas não conseguiu falar com nenhum deles por telefone.
Fonte: MSN Notícias

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Carro-bicicleta movido a energia solar chega ao mercado a preços populares

     É um carro? Sim! É uma bicicleta? Sim também! Mais do que isso: trata-se de um carro-bicicleta movido a energia solar. A novidade atende pelo nome de Elf, cuja fabricação fica por conta da empresa norte-americana Organic Transit, especializada em veículos sustentáveis.
     O compacto Elf tem três rodas e baterias que podem ser carregadas tanto em exposição ao sol como em uma tomada padrão, o que possibilita um diferencial ao condutor: escolher se pedala ou se usa a energia renovável para se deslocar. Assim você pode, por exemplo, pedalar por ruas planas e, ao se deparar com um trajeto íngreme, recorrer à energia solar.
     A configuração com três rodas confere estabilidade e controle ao Elf, que pode ser usado tanto em estradas como em ciclovias padrão.
     O veículo é equipado ainda com vários aparatos de segurança, como retrovisor, luzes traseiras e faróis de LED.
     Os primeiros cem modelos serão ofertados na internet a partir do dia 13 de janeiro. O valor estimado do veículo é de US$ 4.000 (cerca de R$ 8.000).
     Sem poluir a cidade e com a facilidade de escolher que hora suar ou não, fica mais fácil pensar em um modo de transporte alternativo para chegar ao trabalho.
     Assista ao vídeo de apresentação do Elf:
Fonte: EcoDesenvolvimento.Org

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Número de inscritos no Sisu ultrapassa 470 mil

     Chega a 471 mil os inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) até as 13h desta segunda. O balanço do ministério mostra que, entre as universidades, a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) registra o maior número de inscritos e, entre os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) lidera a procura.
     As inscrições foram abertas na madrugada de hoje e podem ser feitas até a próxima sexta, exclusivamente pela internet. A primeira edição de 2013 do Sisu oferece 129 mil vagas em 101 instituições entre universidades e institutos federais. Podem concorrer às vagas estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e não tenham tirado nota zero na redação. Ao se inscrever, o candidato pode escolher entre duas opções de curso e a instituição de ensino usa a nota do Enem na seleção.
     A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14 de janeiro. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.
     Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera para concorrer a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. No dia 18 de fevereiro, ocorrerá a convocação, pelas instituições, dos candidatos em lista de espera.
     As inscrições são feitas no site do MEC. Na mesma página há informações sobre o processo de inscrição, notas de corte, vagas oferecidas e número e senha no Enem.
Fonte: Correio do Povo

Policiais indianos são suspensos após novo caso de estupro coletivo

     O pai da suposta vítima de 21 anos disse à BBC que ela teria sofrido um estupro coletivo. Seu corpo foi encontrado no sábado.
     Dois homens suspeitos de envolvimento com o crime foram presos e um terceiro teria fugido.
     O novo episódio vem à tona no mesmo dia em que cinco homens compareceram a um tribunal da capital indiana, acusados de sequestro, estupro coletivo e assassinato de uma jovem de 23 anos no mês passado, em um caso que chocou a Índia e despertou uma série de protestos por todo o país.
     A vítima do episódio mais recente era uma empregada de uma fábrica em Noida, um subúrbio de Nova Déli.
     De acordo com a mídia indiana, ela foi dada como desaparecida na sexta-feira, por não ter regressado para casa após o trabalho.
     O pai da menina afirmou que a polícia inicialmente não demonstrou qualquer reação ao ser informada de sua desaparição, sugerindo que ela talvez tivesse fugido com alguém. O episódio gerou protestos em Noida.
Processo acelerado
     No sábado, foram identificados os cinco acusados do crime que causou comoção na Índia - o estupro coletivo e assassinato de uma jovem de 23 anos dentro de um ônibus.
     Os promotores dizem ter amplas provas contra os suspeitos, que poderão ser condenados à pena de morte se considerados culpados.
     Os cinco acusados são Ram Singh, seu irmão Mukesh, Pawan Gupta, Vinay Sharma e Akshay Thakur.
     Um sexto acusado, um adolescente de 17 anos, será julgado em um tribunal juvenil.
     O processo foi acelerado, para que os acusados pudessem ser julgados semanas após o crime, em vez de meses, como seria o procedimento tradicional.
     No dia 16 de novembro, a vítima, uma estudante, foi estuprada por cerca de uma hora, espancada com barras de ferro e lançada para fora nua do ônibus em movimento, juntamente com um amigo.
     Ela morreu dias depois em um hospital, em consequência de seus ferimentos.
     O incidente segue gerando protestos na Índia. No domingo, ativistas foram novamente às ruas em Nova Déli, reivindicando leis mais duras contra estupro e reformas por parte da polícia.
     Muitos ativistas afirmam que a polícia constantemente deixa de indiciar acusados de crimes sexuais.
Fonte: BBC Brasil

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Britain's top tabloid scolds Argentina over the Falklands

     The seven-paragraph epistle, penned by the populist Sun tabloid and published in Argentina's main English language newspaper, came in response to fresh demands from President Cristina Fernandez to open talks over the sovereignty of the South Atlantic archipelago.
     The two countries fought a 10-week war in 1982 over the remote islands, which are part of Britain's self-governing overseas territories and are known in Argentina as Las Malvinas.
     Britain won the war but Argentina started pressing its sovereignty claim anew last year after oil exploration began in waters near the islands.
"British sovereignty over the Falkland Islands dates back to 1765, before the Republic of Argentina even existed," the Sun said in its open letter to Fernandez, published in both Spanish and English in the Buenos Aires Herald.
"In the name of our millions of readers," the Sun said, "HANDS OFF!"
     The Sun, part of media mogul Rupert Murdoch's empire, has a long history of publishing fervently patriotic articles. One of its front pages during the 1982 war it marked the news that British forces had sunk the Argentine warship General Belgrano with the banner headline "GOTCHA."
     As the extent of Argentine losses began to emerge, the Sun changed its headline in later editions. A total of 323 Argentines lost their lives in the attack on the Belgrano.
     While the rhetoric has yet to reach such levels, tensions have flared between London and Buenos Aires against the new backdrop of oil prospects.
     Crude was found to the north of the Falklands in 2010 by Rockhopper Exploration, drawing interest from hedge funds and other investors despite threats from Argentina to disrupt the activity.
     In an open letter from Fernandez to Prime Minister David Cameron published in British newspapers on Thursday, the fiery two-term Peronist leader accused Britain of breaching United Nations resolutions calling for a negotiated solution.
     Cameron rejects negotiations, saying the approximately 3,000 people of the Falkland Islands have chosen to be British.
     In its Friday edition, the Sun used less moderate language for its own British readers than in its open letter to Fernandez, labeling her country a "banana republic."
"Stirring up trouble over the Falklands creates a convenient sideshow for Argentina's tin-pot leaders as they battle problems at home," the Sun said in its editorial, referring to economic woes in Argentina punctuated by slow growth and high inflation.
Fonte: Reuters

Damascus blames "terrorists" for petrol station blast

     The bomb killed 11 people and wounded 40 at a station packed with Syrians queuing for fuel, which has become scarce in the 21-month insurgency against Assad, in the second petrol station attack in the capital this week, opposition activists said.
"Terrorists ... blew up an explosive device at Qassioun Petrol Station near Hamish Hospital in Barzeh, Damascus, martyring several civilians," state news agency SANA said.
     The United Nations says more than 60,000 people have been killed in the civil war, the longest, bloodiest conflict born from uprisings across the Arab world in the past two years.
     Dozens of people were incinerated in an air strike as they waited for fuel at another Damascus petrol station on Wednesday, according to opposition sources.
     The semi-official al-Ikhbariya television station aired its own footage from Barzeh, indicating the attack struck a government-held area. Barzeh's residents include members of the Sunni Muslim majority and religious and ethnic minorities.
     The rebels hold a crescent of suburbs on the southern and eastern edges of Damascus, which have come under bombardment by government forces. Rebel forces also seized territory in Syria's north and east during advances in the second half of 2012.
     The war pits rebels, mainly from the Sunni Muslim majority, against a government supported by members of Assad's Shi'ite-derived Alawite sect and some members of other minorities who fear revenge if he falls. Assad's family has ruled for 42 years since his father seized power in a coup.
     Fighting has forced 560,000 Syrians to flee to neighboring countries, according to the U.N.
     Lebanon, a country which has so far tried to distance itself from the conflict next door for fear it will inflame sectarian tensions, approved a plan to start registering 170,000 Syrian refugees and ask international donors for $180 million in aid.
"The Lebanese state will register the refugees...and guarantee aid and protection for the actual refugees in Lebanon," Social Affairs Minister Wael Abu Faour said after a six-hour cabinet session on Thursday night.
     Most Sunni-ruled Arab states, as well as the West and Turkey have called for Assad to step down. He is supported by Russia and Shi'ite Iran.
ARMY WITHDRAWAL?
     A Lebanese citizen who crossed into Syria through a mountainous frontier region said the army appeared to have withdrawn from several border posts and villages in the area.
     Rebels controlled a line of border towns and villages north of the capital Damascus, stretching about 40 km (25 miles) from Yabroud south to Rankus, said the man, who did not want to be named and visited Syria on Wednesday and Thursday.
     Rebels in the area reported that some of Assad's forces have pulled back to defend the main north-south highway linking Syria's main cities of Damascus, Homs, Hama and Aleppo, while others were sent to reinforce the northern approach to Damascus.
"The border is controlled by the Free Syrian Army rebels," he said on Friday, adding he had crossed through mountainous terrain, covered in parts by more than a meter of snow.
Fonte: Reuters

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Juiz determina que Inep dê acesso à prova de redação do Enem a estudante de Passo Fundo

     O juiz federal Frederico Valdez Pereira, do Juizado Especial Federal (JEF) de Carazinho, concedeu liminar a um estudante de Passo Fundo determinando ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que lhe dê vista da prova de redação do Enem e do espelho de correção em um prazo de 48 horas.
     Em sua fundamentação, o magistrado baseou-se em jurisprudência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), citando acórdão da desembargadora Marga Barth Tessler, presidente da corte: “O Enem deve se submeter aos mesmos princípios que regem os concursos públicos e a Administração Pública como um todo, sendo inerente à sua natureza o julgamento objetivo das provas escritas, inclusive sendo obrigatória a oportunização de controle tanto pelos candidatos, como por toda a sociedade”.
     Para Pereira, a restrição de vista da prova de redação estaria desrespeitando os princípios da publicidade e da ampla defesa, visto que impossibilitaria os estudantes de apresentarem recursos para revisão da nota.
     O juiz ressaltou, entretanto, que sua decisão não tem por fim interferir nos critérios de correção do exame, mas apenas garantir o direito dos estudantes de recorrer em relação à avaliação.
     Em caso de descumprimento, o Inep terá que pagar multa diária de R$ 300,00.
Fonte: Correio do Povo

UFSM divulga listão de classificados no vestibular

     A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou o listão de aprovados no vestibular na tarde desta quinta-feira. A lista dos classificados pode ser conferida aqui ou pelo site da Coperves.
     Os candidatos aprovados devem solicitar ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico informações sobre confirmação da vaga, matrícula e documentação pelo telefone (55) 3220 8204 ou e-mail derca.ingresso@ufsm.br.
     Nessa quarta-feira, a UFSM informou, em nota, que não usaria a nota do Enem no vestibular 2012, que não foi disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC) à universidade em prazo previsto pelo edital do concurso.
Fonte: Correio do Povo

Suicide car bomber kills 20 Shi'ite pilgrims in Iraq

     The attack underlines sectarian tensions that threaten to further destabilize the country a year after U.S. troops left.
     Police said the bomber drove into a busy station where pilgrims were gathering to return to Baghdad and the northern provinces on their way back from the holy city of Kerbala, where thousands of Shi'ites make an annual pilgrimage for the Arbain rite.
     Mussayab is located some 60 km (40 miles) south of the capital Baghdad.
"I was getting a sandwich when a very strong explosion rocked the place and the blast threw me away. When I regained my senses and stood up, I saw dozens of bodies, said Ali Sabbar, a pilgrim who witnessed the explosion.
"Many cars were set on fire. I just left the place and didn't even participate in the evacuation of the victims".
     Arbain has been a frequent target for militants since the U.S.-led invasion that toppled Sunni dictator Saddam Hussein, who banned Shi'ite festivals.
     The latest violence followed nearly two week of protests against Shi'ite Prime Minister Nuri al-Maliki by thousands of people from the minority Sunni community in the western province of Anbar.
     Although violence is far lower than during the sectarian slaughter of 2006-2007, a total of 4,471 civilians died last year in what one rights group described as a "low-level war" with insurgents.
Fonte: Reuters

Homem ataca cachorro nos EUA

     "Um cão mordeu um homem? Não é notícia. Um homem mordeu um cão? É notícia." Esse célebre raciocínio sobre o que tem e o que não tem valor noticioso é muito conhecida dentro e fora das escolas de Jornalismo.
     Em Miami, Flórida, o folclore esteve perto de se tornar realidade: um homem de 20 anos foi preso em Miami (Flórida) depois de ter sido surpreendido pelo dono de uma casa nu em seu quintal, tentando enforcar seu cachorro da raça Rottweiler. Ao ser surpreendido, o intruso ainda tentou morder o dono do cão e os policiais que chegaram ao local para tentar acabar com a confusão.
     Depois de ser flagrado no quintal de uma casa do bairro de Little Haiti tentando enforcar o cachorro da família, o intruso atacou a mordidas o dono do animal, que reagiu atirando no pé do agressor.
     Nem mesmo o pé ferido impediu o intruso de atacar, e quando a polícia chegou, ele também tentou morder os agentes, informou o jornal local El Nuevo Herald.
     O homem foi identificado pela polícia como Jeffrey Delice, 20 anos, com passagem pela polícia por posse de drogas e roubo à mão armada.
     Delice foi levado para o Hospital Jackson Memorial, e será indiciado por resistir à prisão com violência, por atentado ao pudor e por maus tratos a animais.
     O incidente lembrou o dramático caso do chamado "canibal de Miami", ocorrido em 2012, quando um homem nu, em plena luz do dia, em uma ponte próxima às praias da cidade, comeu grande parte do rosto do indigente Ronald Poppo, que atualmente está em fase de recuperação, cego.

Cientistas descobrem 'superantibiótico' em sangue de pandas

     Segundo os especialistas, a substância encontrada na corrente sanguínea desses mamíferos poderia ser a base para a criação de uma nova geração de medicamentos antibacterianos.
     Ao analisar o DNA do panda, os pesquisadores encontraram o composto, denominado cathelicidin-AM, que "revelou uma atividade potencial antimicrobiana contra um amplo espectro de micro-organismos, incluindo bactérias e fungos, tanto em suas versões comuns como nas variantes resistentes aos medicamentos", disse o médico Xiuwen Yan, responsável pelo estudo.
     O cathelicidin-AM é liberado pelo sistema imunológico desse tipo de urso em estado selvagem, especialmente para protegê-los de infecções.
Preservação
     Os pandas gigantes estiveram à beira da extinção e hoje existem em torno de 1,6 mil exemplares nas florestas.
     Yan, entretanto, descartou os temores de que, com a descoberta, possa haver uma caça maciça aos animais.
     Ele explica que sua equipe de cientistas conseguiu sintetizar artificialmente o composto químico em laboratório, por meio da decodificação dos genes e, assim, produzindo uma molécula conhecida como peptídeo.
     A ideia agora é desenvolver a substância como um novo remédio contra superbactérias ou como antisséptico para limpar superfícies e utensílios.
     Os cientistas, entretanto, acreditam que ainda haja outros compostos a serem descobertos no genoma dos pandas.
     Após a destruição dos bosques de bambu na China e no Sudeste Asiático, habitat natural desses animais, o número de ursos diminuiu consideravelmente.
     Apesar de grandes somas de dinheiro investidas em projetos de preservação, houve pouco progresso nos últimos anos.
     Segundo especialistas, os pandas dificilmente se reproduzem em cativeiro, além de apresentar um comportamento individual, o que dificulta a conservação da espécie.
Fonte: BBC Brasil

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Moradores de São Sepé protestam após falta de luz na cidade

     Moradores da Vila Block, no município de São Sepé, região Central do Estado, interromperam o trânsito no km 314 da BR 382 em virtude da demora para restabeler o serviço de energia elétrica na região, atingida por um temporal na madrugada de terça-feira. Cerca de 60 pessoas estavam na rodovia, bloqueando o trânsito de quinze em quinze minutos. O prefeito da cidade, Léo Carlos Chirardello, empossado na tarde de ontem, acompanhou a manifestação.
     A Polícia Rodoviária Federal (PRF) monitorou o protesto. Segundo o Gerente Regional da AES Sul, Carlos Alberto Rocha, a luz foi restavbelecida às 15h desta quarta-feira. "As nossas equipes estão trabalhando com intensidade em todos os locais que faltam energia", destacou. A manifestação foi encerrada por volta das 16h.
Fonte: Correio do Povo

Caminhão carregado com tinta tomba e causa congestionamento na BR 386

     Um caminhão carregado com latas de tinta tombou na manhã desta quarta-feira na BR 386, em Triunfo, na região Carbonífera. O acidente ocorreu na altura do km 387 da rodovia, por volta das 9h.
     De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito é lento nos dois sentidos da estrada. O veículo de carga ficou tombado no meio da pista, no trecho que é duplicado. Os carros estão passando pelos acostamentos. O congestionamento chega a aproximadamente dez quilômetros em cada sentido da via, conforme a PRF.
     Parte da carga do veículo caiu sobre a rodovia. As latas terão que ser transferidas para outro veículo de carga. Depois disso, o caminhão será retirado da pista. A previsão da PRF, no entanto, é que o trabalho de remoção dure toda a tarde. O motorista sofreu ferimentos leves.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...